E o Café Não foi Saboreado...

                     


Muito recentemente, certa senhora conhecida por suas habilidades e seus quitutes, os quais os vem deliciando a muitos por longa data, foi convidada por um certo Jovem Senhor das Letras para realizar um Café, com suas diferentes especiarias, na Capital do seu Estado.


OH! Seria um momento para repassar àquela clientela específica, algumas receitas que não se encontram nos livros, na internet, ou nos cadernos caseiros.

Por longos quatro meses esta “quituteira” pôs-se a buscar suas receitas no Velho Baú contando que seria um momento de partilha com aqueles jovens convidados para aquele evento.

Desejosa de informar-se um pouco mais sobre quais sabores entre doces, sequilhos, queijos e merengues entre outros, poderiam estar completando aquela mesa, sendo do agrado do anfitrião, ela toma uma iniciativa. A senhora fez um pequeno cardápio e o enviou por e-mail ao Senhor das Letras, já que ele não se contactava com ela.

Aliás, um jovem senhor, que parecia bastante educado.

Passados alguns dias, não encontrando resposta, a Quituteira remete-lhe uma mensagem, desejando algumas informações.

O Senhor das Letras explicou em poucas linhas que seria apenas para demonstrar sua experiência com seus quitutes, entre um gole de café e o degustar de alguns petiscos.

O tempo foi passando e ela achou estranho tamanho silêncio.

Seria tanta confiança deste Senhor nesta Quituteira que ele apenas ouviu falar!?

Longos dias se passaram e a senhora dedicava-se cada vez mais, desejando que o “Menu” pudesse estar à contento de todos.

E o silêncio permanecia.

O grande dia se aproximava.

E o silêncio permanecia.


Como uma senhora experiente, resolve enviar  nova mensagem para o dito Jovem Senhor das Letras, para obter confirmação do bendito Café na Capital do Estado.

Era uma bela manhã de uma sexta-feira . Naquele momento ele estaria no trânsito, disse pelo áudio do seu celular, e responderia mais tarde.

A Senhora Quituteira confiante, agradeceu .

Caiu a tarde, e anoiteceu.

Neste meio tempo, a senhora preparou-se, verificando  entre um experimento e outro e, entre uma guloseima  e outra, apurando se não estaria salgado ou doce demais ou sem sabor..., suas especiarias.

Tudo organizado, mala pronta, passagem comprada, hotel pago... e, à noite desta mesma sexta-feira, ao verificar seu whatsapp, encontrou uma mensagem do dito Jovem Senhor das Letras.

“Boa Noite, Senhora! Ontem, aconteceram algumas complicações com uma dada pessoa próxima da responsável pelo Café, e ela não poderá estar presente.  E, além disso, por ser fim de ano a clientela tem muitos compromissos e estou prevendo pouca participação. Desculpas e proponho adiarmos para uma outra ocasião. O que você acha?”

“Tudo bem! Sem problemas! Respondeu a Senhora Quituteira. Aguardo uma nova oportunidade. Obrigada!”

Fantasiando...

Pode ser que aquela sugestão de cardápio enviada anteriormente não estivesse a contento?

Pode ser que por ter apenas ouvido falar sobre esta Senhora, não tenha conhecimento real dos pratos que poderiam ser apresentados?

Pode ser...Pode ser...

E o Café na Capital do Estado, não foi saboreado

_____________________________________________________

E então, questiono:

A boa culinária francesa, mundialmente reconhecida, oferece  algumas iguarias antes do prato principal.

Ainda que seja apenas um café, L’aperitif,  Fromage, café com “ gourmandises et/ou petit fours” fazem parte desta culinária.

Será que não estamos acostumados apenas com os “fast-foods”?

E ainda...

Será que não estamos, mesmo que na era da informação, acostumados a nos voltarmos apenas para nossos umbigos sem nos preocuparmos com o outro?

E nos questionamos, onde estão: a responsabilidade, o compromisso, a ética?

E certamente que a Senhora Quituteira está e estará levando seus quitutes para vários Cafés em qualquer parte, não apenas na Capital do seu Estado.

Psicologia Clínica e Estimulação Cognitiva
Aprender a desenvolver estratégias para melhor desempenho das suas potencialidades
Maria Lúcia Moreira de Araújo
Psicóloga CRP 16/104
(028) 99947-4881 / e-mail: maraujolucia@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudanças Parte II

Quem Sou Eu?