Quem Sou Eu?

Estava eu buscando uma ideia de temas para uma descrição de candidatos para um processo seletivo à um vaga de emprego, quando eu mesma resolvi fazer a velha redação: "Quem Sou Eu?"

"Nada se perde e nada se cria, tudo se transforma", já dizia o cientista Lavoisier.

Nascemos, nos desenvolvemos e morremos esta é a lei natural da vida.

Bem, já fui jovem e hoje apesar dos filhos criados, dos netos crescidos continuo na minha jornada profissional de mais de trinta anos. Passa pela minha mente a aposentadoria, mas aposentar-me agora, por quê? Porque chegou a idade, é uma convenção, é lei ? Mas como, se ainda me sinto com ânimo, com garra, com vontade de ainda aprender e de passar a minha experiência para aqueles que estão chegando?! E como eu também aprendo com estes jovens!

A nossa mente consciente ou inconscientemente nos leva a esta necessidade de satisfazer nosso ego através das nossas atuações. Somos atores neste palco da vida e mais do que nunca precisamos desempenhar cada vez melhor o nosso papel, ou nossos papéis.

Então, apesar do tempo, ainda me vejo com muito tempo para continuar fazendo escutas, interpretá-las e traduzi-las . Para ainda continuar observando, compreendendo, analisando e avaliando os processos "psi" daqueles que buscam através do meu trabalho, o autoconhecimento e possivelmente um encontro consigo mesmo de uma forma mais leve, talvez mais ousada, mais firme e saudável.

Enquanto proporciono aos demais a autodescoberta também ofereço a mim mesma a alegria de viver em contato com as pessoas, redescobrindo novas formas de saberes, sabores e prazeres de viver a vida plenamente atuante nesta experiência fantástica que é o ser humano.

E como tal, também tenho meu lado sombra que se expressa num perfeccionismo que exige de mim e dos demais, o melhor, e talvez nem sempre o consiga.

Ainda pela sombra, o modo de ser responsável além da conta, provavelmente resquícios de um forte Superego que não me permite sair dos limites.

Mas o meu lado luz, este sim é o que faz de mim essa pessoa simplória que enxerga o mundo através da bondade, da solidariedade, do companheirismo, de compactuar com a alegria e espargir o amor por onde quer que eu vá, procurando ver o outro pela sua essência não apenas pela aparência.

É assim que me vejo, assim que acho que sou.

Psicologia Clínica e Estimulação Cognitiva
Aprender a desenvolver estratégias para melhor desempenho das suas potencialidades
Maria Lúcia Moreira de Araújo
Psicóloga CRP 16/104
(028) 99947-4881 / e-mail: maraujolucia@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnaval

Mudanças Parte II