A Terceira Idade e a Motivação Para a Vida


Certamente que todos sabemos que, o tempo vai passando, passando em nossa vida e devagar... bem devagar..., aos poucos e sem grandes alardes.

Mas, de repente nos olhamos no espelho e vemos uma “ruguinha” a mais, os “vincos” da expressão, um fio ...e ... outro fio de cabelo branco, um esquecimento, um “branco”. Gente eu me lembro da fisionomia mas esqueci-me do nome! Eu conheço esta pessoa de algum lugar...

Ah! E quando você cita os nomes de todos os filhos ou pessoas, e aquela exatamente a quem você está se dirigindo só se lembra por último... E um dia, um belo dia, ou nem tão belo assim, nos damos conta de que a idade vai avançando, avançando sem piedade.

E daí nos preocupamos, ou seja, ocupamos nossa mente com o que ainda não aconteceu, ou que está prestes a vir. E preocupamo-nos porque há uma grande ansiedade em evitar o inevitável, o desagradável que achamos, que é ENVELHECER.

Nosso Ego que deseja, que se apega, que detesta, odeia o envelhecer e causa-nos um tremendo estresse.

E nessa preocupação o que nos ameaça ainda não aconteceu, está em nossa ansiosa mente, e assim vamos gastando nossas energias.

E como fazer para que possamos passar essa fase mais positivamente ?

Viktor Frankl , psiquiatra vienense, quando em campo de concentração nazista, observou que alguns de seus companheiros morriam e outros poucos como ele sobreviviam. E nestas suas observações, eram mais vulneráveis aqueles vencidos pelo sofrimento, porque haviam perdido o motivo para viver. Aqueles que resistiam, eram inspirados e motivados por uma grande causa, um objetivo e se empenhavam em viver para concretizá-lo. Tinham um motivo para viver.

Portanto, nós, saudáveis ou nem tanto fisicamente, devemos ter em mente um foco, uma meta, para continuarmos a viver.

E Frankl nos ensina uma lição, perguntar-se: 

“O que posso esperar da vida” ?

- Não !

Mas sim, questionar: “O que a vida espera de mim” ?

Vá, busque sempre no seu âmago, no mais profundo do seu ser uma autoimagem positiva, de bem com você mesmo, de bem com a vida!

Se você pretende viver mais e melhor, pense e busque algo de maravilhoso, uma grande meta e se empenhe em alcançá-la, e viva plenamente com a motivação interna, com a sua verdadeira importância, grandiosidade e beleza (mesmo que a externa o tempo desgaste), e com sabedoria. E viva plenamente a sua jovialidade de todos os tempos, porque esta permanece sempre em cada um de nós, nos aqueles positivamente motivados.

Seja feliz com o seu tempo, HOJE!

Psicologia Clínica e Estimulação Cognitiva
Aprender a desenvolver estratégias para melhor desempenho das suas potencialidades
Maria Lúcia Moreira de Araújo
Psicóloga CRP 16/104
(028) 99947-4881 / e-mail: maraujolucia@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnaval

Mudanças Parte II