Carnaval


O Carnaval surgiu com a Igreja Católica quando instituiu a Semana Santa, no séc.XI. Significava que os povos deveriam ficar em jejum de carne durante quarenta dias, era a Quaresma. Este tempo de abstinência incentivou as festividades nos três dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas; surgindo o Carnaval, palavra originária da expressão "carnis valis" ou seja, nos dias que antecediam a penitência as pessoas se entregavam aos prazeres e davam "adeus à carne".

Em nossos dias o Carnaval, a maior festa popular regula até os negócios, empreendimentos e trabalhos e, dizem até que o ano só inicia depois do Carnaval e é verdade.

Neste ano o Carnaval está refrescando os ânimos de tanta chuva por este Brasil à fora. Eu mesma há muito tempo não passava o Carnaval em minha casa, mas foi uma escolha anterior às chuvas, e olhem, não me arrependo. Apesar da melhor idade, curto demais esta festa, a alegria, a animação, a descontração, o descompromisso, a ousadia, as cores, os ritmos, a irreverência, tudo isso me fascina, mas é claro com uma pitada de responsabilidade que não faz mal a ninguém.

Mas saibam que estou ótima em casa, onde leio, curto a chuva, minhas plantas, o computador, o jornal, as escolas de samba na TV pela madrugada, jogo mahjong, buraco, ou dominó ponta de cinco na internet, falo ao telefone com meus familiares e amigos, dou uma saída pela cidade com amigos e, entre uma geladinha e outra e uns petiscos, eu também trabalho nos meus projetos de Orientação Vocacional, Projeto "Desfrutando a Terceira Idade", Projeto de Medidas Protetivas para Crianças e Adolescentes e a matéria sobre a comemoração do Dia Internacional da Mulher que neste ano será na "terça-feira gorda". Ufa, quanta coisa, será que vou dar conta?!

Enfim, o Carnaval é uma festa, que em toda sua forma de manifestação representa não apenas uma identidade cultural mas principalmente um meio de extravasar as expressões como uma catarse do dia a dia.

Seja qual for seu modo de curtir estes dias maravilhosos, bom Carnaval para todos(as) porque hoje é só domingo!

Psicologia Clínica e Estimulação Cognitiva
Aprender a desenvolver estratégias para melhor desempenho das suas potencialidades
Maria Lúcia Moreira de Araújo
Psicóloga CRP 16/104
(028) 99947-4881 / e-mail: maraujolucia@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudanças Parte II