Desabafo

Este texto foi escrito há dois anos no Space e resolvi repaginá-lo aqui, e engraçado que vejo que nada mudou.

Ultimamente tenho estado mais comigo mesma, com muito trabalho, buscando aperfeiçoar-me nas minhas atividades profissionais.

Percebo que estou mais exigente não só comigo como com os demais no ambiente profissional.

Embora não crie situações desagradáveis, procuro demonstrar de alguma forma que se pode melhorar.

Contudo, gostaria de ter mais tempo e sabedoria para criar, de poder oferecer o meu melhor ainda. Gostaria de poder transmitir mas também de ver ao meu redor a serenidade, a lealdade, o respeito, a ética, o direito de ir e vir, de cada um... De fazer trocas, de dar e receber.

Tenho duas formas bem distintas de atuar como Psicóloga: uma é no meu contato semanal no consultório com meus clientes, onde vibro com o crescimento deles, com seus "insights, suas descobertas... Ou busco novos caminhos, quando estão estagnados em algum esconderijo dos processos psi.

Outra, é no setor público onde atuo num cenário com diferentes atores com diferentes papéis e funções, pessoas de todos os tipos, de todas as formações, credos, modos, costumes, personalidades.
Observo, mesmo não o desejando, a forma como cada um "atua", fala, se comunica, se comporta, rí, brinca, se irrita, perturba, se omite, se defende, acusa, fofoca, conta piada, fala bem, fala mal... cantarola e.... até trabalha e como se trabalha!

É, tudo acontece! É gratificante trabalhar lá.

Mas também observo o quanto os seres humanos gastam o seu tempo com coisas tão pequenas,
se irritam por coisas tão sem valor, se desgastam por tolices, disputam os holofotes, se apropriam de espaços que não lhes pertencem, se agridem, se machucam, centralizam papéis, travam guerra com eles próprios por nada!

E eu questiono: Onde estão os chamados Valores Humanos?

O respeito, a ética (palavrinha pequena mas complexa , apesar de ser cantada em prosa e em verso), a solidariedade, a cooperação, a humildade, o amor ao próximo, o trabalho em equipe, o sigilo profissional, a confiança?

Posso até ser chamada de antiquada, da "velha guarda", mas confesso que sinto falta nos dias de hoje, desses códigos norteadores dos comportamentos humanos, dos usos e costumes que moldam o sujeito ético, em qualquer um desses órgãos, ou seja: nas famílias, escolas, no trabalho, igrejas, na sociedade.

Obviamente os valores são aprováveis ou reprováveis numa determinada cultura, numa determinada região, num determinado momento, de acordo com a liberdade de cada um, desde que sejamos responsáveis por nossos atos.

Graças a Deus os tempos mudam, evoluem. Mas certas regrinhas não fazem mal a ninguém. 

Ops! Sei que estes comportamentos não são exclusividade do meu trabalho, só mudam de endereço.

Como dizem: fazer o quê?

Coisas dos dias de hoje!

Psicologia Clínica e Estimulação Cognitiva
Aprender a desenvolver estratégias para melhor desempenho das suas potencialidades
Maria Lúcia Moreira de Araújo
Psicóloga CRP 16/104
(028) 99947-4881 / e-mail: maraujolucia@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnaval

Mudanças Parte II