Identidade

O que é Identidade?

O homem se constitui, a partir de um suporte biológico que lhe dá condições gerais de possibilidades (Homo Sapiens Sapiens) e condições particulares de realidade (próprias de sua carga genética). No entanto, as características humanas historicamente desenvolvidas se encontram objetivadas na forma das relações sociais. Identidade é o ponto de referência, a partir do qual surge o conceito de si e a imagem de si, havendo portanto, uma articulação entre o social e o individual.

Tudo bem!

Porém, quando se perde todos os seus documentos, RG, CPF, Identidade Profissional, Título de Eleitor, Carteira de Habilitação, enfim todos os papéis onde estão inscritos números e mais números e onde estão aquelas fotos que servem para "IDENTIFICAR" QUEM VOCÊ É, apesar destas já estarem amareladas pelo tempo e os números já bem apagados, então vem a pergunta: 

"Quem sou Eu?" 

Você chega à conclusão de que você se resume a um número. Você está alí de carne e osso, ao vivo e à cores, mas está sem IDENTIDADE!

Não te reconhecem!

Na semana passada, num 14 de abril (2010) eu perdi todos os meus documentos. Então fazer a "via sacra" onde estive para ver se alguém havia achado uma carteira com dinheiro, e todos os documentos. Mas, graças à Deus moro numa pequena cidade do ES, Cachoeiro de Itapemirim. Aqui a gente não chega a "perder a identidade", pois a caixa do banco te conhece, entende o seu dilema e saca o seu dinheiro para você não correr o risco do maledicente fazê-lo indevidamente. (Obrigada, Andréia!)

A caixa do restaurante onde também almocei e não pude pagar de imediato, e que também se chama Andréia, (a você muito obrigada!), que igualmente permitiu-me pagá-la posteriormente.

Para as pessoas que te conhecem, você transcende aos números, e elas por te identificarem, transgridem as regras.

Mas certamente, não pude fazer compras sem o talão de cheques, sem os cartões que estão sustados, não pude fazer pagamentos sem os tais documentos que me identificam àqueles que não me conhecem, pois me faltam exatamente os benditos documentos de IDENTIDADE!

IDENTIDADE se resume a números, desde o seu nascimento!

Não! Não se preocupem, eu não perdi a minha Identidade! A minha identidade no sentido de persona, comportamento, ação, multiplicidade de papéis, sentimentos, emoções, esta encontra-se perfeitamente saudável em mim, não depende de números ou de fotos, mas apenas de mim mesma.

Um abraço!

Psicologia Clínica e Estimulação Cognitiva
Aprender a desenvolver estratégias para melhor desempenho das suas potencialidades
Maria Lúcia Moreira de Araújo
Psicóloga CRP 16/104
(028) 99947-4881 / e-mail: maraujolucia@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnaval

Mudanças Parte II