A BUSCA DO EQUILÍBRIO?



É tempo de incertezas, inseguranças e isolamentos da vida social. Para todos algo nunca vivenciado.

De tempos em tempos, epidemias, pestes, catástrofes, assolam o mundo; seja pela peste negra, (Europa - Sec XIV), gripes espanhola (1918),asiática (1957) suína/influenza (2009), varíola 1817,e a tuberculose (1850 a 1950 –O Mal do século).

E entre tantas doenças vivenciamos as mudanças climáticas, aquecimento global, secas, enchentes, poluição dos mares causados pela ação do homem na busca desenfreada dos lucros, da ganância.

E eis que surge o invisível chamado COVID-19 e paralisa tudo: comércio, escolas, academias, shoppings, bancos, templos, empresas, etc .

E todos nos isolamos em nossas casas. A quarentena com as ruas desertas, cidades vazias ,países e governantes impotentes perante o Caos.

Somos chamados a refletir sobre esse tempo em que o individualismo impera em que, cada um olha apenas para seu próprio umbigo; em que o olho no olho, o toque, são trocados por mensagens virtuais,
por falsas imagens de felicidade.


E eis que surge o invisível chamado COVID-19 e nos mostra a falta do abraço, da presença do outro, da liberdade de ir e vir.

Uma ironia perante tanto avanço tecnológico, perante o desenvolvimento das biotecnologias, perante a extensão radical da vida, que permitem ao humano transcender suas limitações; perante robôs, drones, carros voadores, entre outras tantas descobertas .

E, eis que surge o invisível chamado COVID-19, simplesmente um vírus ,vem derrubar toda essa parafernália e nos mostrar que somos todos iguais e ínfimos.

SERÁ TUDO ISSO UM GRITO DO UNIVERSO,
CLAMANDO PELO EQUILÍBRIO?

Maria Lúcia Moreira de Araújo
Psicóloga CRP 16/104

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnaval

Mudanças Parte II