Lamparinas, lampiões , energia elétrica - O apagão e seus efeitos sobre nossos hábitos .

Estamos tão acostumados com energia elétrica que ao ficarmos sem ela por algumas horas, percebemos o quanto somos escravos das suas mil e uma possibilidades.
Moro em Cachoeiro de Itapemirim- ES
15 de fevereiro de 2021 – segunda-feira de carnaval - Após fortes chuvas o IBC meu bairro, fica totalmente às escuras, com fios caídos e transformadores estourados.
A escuridão nos remete aos nossos tempos de criança quando também faltava energia e com muita frequência, ou ainda quando íamos à roça, onde as casas eram iluminadas pelas lamparinas ou lampiões, coisas que nossas crianças de hoje nunca viram e nem ouviram falar!
E nessa viagem, observo que a energia nos proporciona conforto que muitos de nossos avós ou bisavós não tiveram. A lamparina, o lampião, a vela, até a chegada da energia elétrica em muitas cidades do interior desse nosso imenso Brasil. E hoje, muitas, muitas localidades ainda dependentes desta descoberta que só veio chegar às lâmpadas com a genialidade de Thomas Edson no século XIX.
Com blecaute, às escuras e por mais de cinco horas, você percebe os incômodos da ausência dessa potência, entre eles: a falta da iluminação; os eletrodomésticos que se tornam inúteis naquele instante; o calor; os mosquitos que se espantam das matas; o silêncio total ao redor; a inexistência da internet.
Ah, a internet!
Sem conexão com nosso mundo virtual nos sentimos isolados do mundo.
E o que fazer? Cada um reage do seu modo, claro! Uns reclamam, outros solicitam os consertos da emergência, outros saem em busca de um local ou residência onde haja luz, outros vão dormir, outros...
Eu escolhi o teste da resiliência. Então vou escrever sobre a falta que a energia faz!
Abri meu notebook (tinha que ser um acessório tecnológico, óbvio!) até para iluminar melhor que a vela, não sem antes utilizar a lanterna do meu celular para fazer meu lanche. E comecei a rabiscar estes pensamentos que me fizeram companhia, na falta da energia.
Ah, preciso destacar os trabalhos dos nossos heróis que sob a chuva, nos proporcionaram os devidos consertos elétricos, nos postes bem debaixo da minha janela e certamente o retorno às nossas atividades que essa vida moderna nos concede! Já 01h30min h da madrugada de 16. Agora podemos dormir na certeza de que com um simples toque teremos todo o bem-estar ao nosso redor.
Como é bom estarmos debaixo da Luz!
Observando que entre os males ,este ainda é o menor frente aos prejuízos que uma tempestade provoca.
Maria Lúcia Moreira de Araújo
Valmira Guadencio, Tania Mara Fontanacorrea e outras 50 pessoas
34 comentários
Curtir
Comentar
Compartilhar

34 comentários

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnaval

Mudanças Parte II